Atividade Física e Auto-estima
A atividade física define-se como qualquer movimento corporal feito pelos músculos esqueléticos que exija gasto de energia. Enquanto que a auto-estima consiste na avaliação subjetiva que cada um de nós tem de nós próprios, seja ela negativa ou positiva.
Com intuito de compreendermos a relação existente entre estes dois conceitos, neste trabalho iremos definir cada um destes conceitos e explicar fundamentadamente a relação existente entre eles.
Atividade Física De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A inatividade física (falta de atividade física/sedentarismo) foi identificado como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21% a 25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e 30% dos problemas cardíacos.
A “atividade física” não deve ser confundida com “exercício físico”. Exercício físico, é uma subcategoria da atividade física que é planeada, estruturada, repetitiva e com objetivo na melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal, como por exemplo: jogar, trabalhar, tarefas domésticas e atividades recreativas.
Aumentar a atividade física não é apenas um problema individual. Por isso, exige uma base populacional, multi-sectorial e multi-disciplinar, e uma abordagem culturalmente relevante.
Segundo COLBERG (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz