Atividade Física para Cardiopata
RESUMO
Entre as principais causas de morte no País, estão relacionados às doenças cardiovasculares, dentre elas os infartos agudos do miocárdio. Conforme dados do DATASUS, cerca de sessenta e seis mil pessoas morrem todos os anos devido ao infarto agudo do miocárdio no Brasil. A principal causa do infarto está relacionada à presença de uma Doença Arterial Coronariana, que se trata de uma doença onde há o acumulo de placas de gordura por dentro das paredes das artérias coronárias. O infarto agudo do miocárdio é uma das causas da parada cardíaca, no qual é a parada súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. O cérebro começa a morrer após cerca de três minutos sem oxigênio. Em razão deste alto índice de mortalidade o estudo irá analisar os efeitos do treino resistido e aeróbico progressivo sobre o VO2 máximo, pressão arterial de repouso (PA), aumento de força e resistência muscular em um aluno que teve infarto agudo do miocárdio.
Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental. O cérebro funciona melhor com a sensação de bem estar e com a auto-estima em dia. O estudo ira relatar esses dados em um paciente (56 anos de idade) sedentário, controlado com medicação anticoagulante e beta-bloqueadores, fazendo parte de um programa de reabilitação cardíaca no CIME desde dezembro de 2008 realizando atividades aeróbicas e anaeróbicas (três vezes por semana).
1 INTRODUÇÃO
Este relatório trata-se de um estudo de caso estimulado pelo CIME na área de medicina do exercício, em que estagiários de educação física relatem casos particulares nesta área. O paciente acompanhado sofreu infarto agudo do miocárdio, no qual submete-se a um programa de reabilitação cardíaca no CIME em porto alegre, no período de dezembro de 2008 até novembro de 2009.
O trabalho irá relatar o caso de um aluno que