Atividade Física na Empresa
1. Apresentação
A Qualidade de vida no trabalho (QVT) vem se tornando cada vez mais uma preocupação para a Administração Pública e empresas, devido à ligação que existe entre condições adequadas para realização de um trabalho e produtividade, podendo se destacar por vários itens que formam um conjunto de fatores que interferem no desempenho dos funcionários.
Trabalhos científicos já comprovaram que a realização de algumas pequenas mudanças de habito a partir da mobilização na empresa pode transformar a qualidade de vida de seus colaboradores.
O absenteísmo excessivo não só impede o cumprimento das metas propostas, causando dificuldades operacionais, como desintegra a equipe de trabalho e traz desconforto para a comunidade.
Um dos fatores do índice de absenteísmo resulta de que o empregado contratado não seja compatível com a atividade praticada, por exemplo, uma atividade em pé em uma mesa pode ser prejudicial à coluna de um empregado com altura maior que a média e este acabará tendo dores e faltando ao trabalho, seja por atestado ou injustificadamente, a empresa também precisa manejar os seus empregados para tarefas que mais se adaptam de acordo com o seu biótipo para evitar faltas.
Deve ser avaliado se o trabalho em turnos fora do horário comercial pode levar a um maior índice de absenteísmo, pois este interfere em diferentes variáveis da vida de um indivíduo, tanto familiares, sociais e em sua saúde.
O presente levantamento trata de um projeto piloto para a busca na melhora da qualidade de vida e mudanças na cultura empresarial dos colaboradores Nextel. Que tem como objetivo a apresentação, conscientização e estimulo a pratica de atividade física.
2. Objetivos Incentivar a pratica de atividade física e a busca de hábitos saudáveis fora e dentro da empresa, através de parceiros que visam o mesmo foco.
A fim de minimizar futuros problemas de saúde gerados pelo sedentarismo que no ambiente corporativo consequentemente gera