Atividade física escolar: finalidades e benefícios em confronto com a desmotivação dos alunos
Este texto tem por objetivo apresentar uma síntese de uma breve revisão de literatura que servirá como base para o anteprojeto de pesquisa desenvolvido na disciplina Metodologia da Pesquisa, do curso de Educação Física do Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas.
Para tal, efetuou-se pesquisa em artigos científicos da área que servirão de apoio bibliográfico para o seguinte problema de pesquisa: Quais as finalidades e os benefícios das atividades físicas escolares para crianças e adolescentes que não querem participar das aulas por estarem desmotivados?
Os artigos que compõe a síntese aqui apresentada versam sobre: 1) Educação Física na escola; 2) A relação entre tendência e pratica pedagógica professores de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e 3) Educação Física no Ensino Médio: Motivos que Levam as Alunas a não Gostarem de Participar das Aulas O artigo um trata da educação física na escola e como ela não e muito valorizada como ela esta de acrítica. Não caminhando de forma integradora com a escola. Que ainda não se conseguiu da à importância devida a esse componente curricular por conta que não há elaboração e hierarquização de seus objetivos. Destacasse também a falta de contextualização fazendo assim que as aulas percam o significado e os muitos alunos consideram a pratica da educação física especifica de modalidades esportivas. e isso e muito ruim pois nem todos os alunos tem uma grande habilidade causando assim uma exclusão de forma deliberada e uma concorrência muito grande entre os mesmos desconsiderando as suas vivencias anteriores e desprezando assim a sua bagagem cultural. Segundo Paiano (1998) a educação física tem que mostrar o porquê de sua presença no ambiente escolar de uma forma inovadora buscando mostrar novos conteúdos e uma nova visão de como as aulas devem ser aplicadas considerando fatores muito importantes, a individualidade