Atividade Fundamentos em Engenharia de Software
R: Requisitos, análise, projeto, construção e teste.
02. Qual a ligação entre Ciclo de Vida e Processo de Software?
R: Processo de software refere-se a todas as atividades necessárias para construir, entregar e manter um produto de software. O ciclo de vida apresenta uma representação alto nível do processo de software executado ou como deveria ser executado, ou seja, normalmente, ciclos de vida determinam as fases e o relacionamento entre as fases.
03. Qual a definição para Processo de Software?
R: Processo de software é uma estratégia para o desenvolvimento de SW (de qualidade) que define a ordem de execução das atividades durante as fases de engenharia de software. Que são elas: Definição (Eng. de Sistemas, Especificação, Projeto de SW), Desenvolvimento (Desenho do SW, Geração do Código, Testes) e Manutenção (Correção, Adaptação, Melhoramentos, Prevenção).
04. Quais são os problemas relacionados ao modelo de ciclo devida em cascata?
R: Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe; logo no início é difícil estabelecer explicitamente todos os requisitos. No começo dos projetos sempre existe uma incerteza natural; o cliente deve ter paciência. Uma versão executável do software só fica disponível numa etapa avançada do desenvolvimento.
05. Como podemos relacionar o modelo em cascata e o modelo em espiral?
R: Enquanto no modelo em cascata uma versão executável do software só fica disponível em uma etapa avançada do desenvolvimento, no modelo em espiral o projeto é atacado como uma série de pequenos ciclos, cada um finalizando uma versão de um software executável. Além disso, o Modelo em espiral é abrange as melhores características tanto do ciclo de vida clássico como da prototipação, acrescentando, ao mesmo tempo, um novo elemento – a análise de riscos- que falta a esses paradigmas.
06. Qual a grande diferença entre o modelo em