metodos de investigação
Técnica
Características
Recolha documental e Revisão da Literatura
Desempenha um papel fulcral na formulação de projetos de investigação e permite ao investigador apreender conhecimentos de outros autores, relacionar com o seu objecto de estudo e a partir daí interpretar e recriar novas linhas de investigação.
Análise de Dados Secundários
Utilizado quando o investigador tem pouco tempo ou poucos recursos, aproveitando dados já recolhidos que podem constituir uma fonte válida de informação.
Observação Direta e Indireta
Etapa intermédia entre a construção dos conceitos e das hipóteses e o exame dos dados utilizados para as testar (Quivy, 2005). Quando o investigador procede diretamente à recolha das informações, sem se dirigir aos sujeitos interessados, apelando ao seu sentido de observação. Tem como suporte um guia de observação que é construído a partir de determinados indicadores que demonstram os comportamentos a observar.
Quando o observador se dirige ao sujeito para obter a informação pretendida. Esta não é recolhida diretamente sendo por isso menos objectiva. Existem intermediários entre a informação procurada e a informação obtida, ou seja, o sujeito, a quem o investigador pede que responda e o instrumento constituído por questões a colocar.
Entrevistas
Existe o contacto direto entre o investigador e os seus interlocutores, que visa uma partilha de conhecimentos e informações, assim como a recolha de pontos de vista e posições dos entrevistados sobre determinado assunto. O conteúdo da entrevista é no final submetido a uma análise de conteúdo sistemática, destinada a testar as hipóteses de trabalho.
- Estruturadas
Suportada por um questionário estruturado, que permite no final das entrevistas comparar respostas e identificar diferenças entre os entrevistados. Os questionários podem ser enviados antecipadamente para os entrevistados acompanhados de uma informação a explicar a natureza do estudo. Este tipo de