Atividade Experimental 2 A Força Elástica: a lei de Hooke
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
Atividade Experimental 2
A Força Elástica: a lei de Hooke
Grupo:
Resumo
Na atividade realizada no laboratório, tivemos o objetivo de assimilar o alongamento de molas, obtido com a aplicação de uma força deformadora e usando massas distintas, determinando assim a constante elástica de uma mola através do experimento da Lei de Hooke. Isso foi feito por linearização das equações trabalhadas e presentadas a seguir e representando graficamente os dados experimentais. A lei pode ser comprovada com a variação linear obtida das medidas (distensão da mola) com o aumento das massas. O objetivo foi alcançado, já que foi possível traçar os gráficos de tempo x massa e força x comprimento, observando uma reta, aproximadamente, sendo formada com os pontos obtidos pelo grupo.
Objetivo
O físico inglês Robert Hooke (1635-1703) foi o primeiro a demonstrar que muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional à uma força elástica, resistente ao alongamento produzido. Assim, a Lei de Hooke é uma lei da física que está relacionada à elasticidade de corpos, servindo também para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre o corpo. Tal força é definida como o deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante do corpo. Nesta lei, temos atuando a força elástica (força exercida por sistemas elásticos quando sofrem algum tipo de deformação).
Nesta experiência, existe o objetivo de identificar as constantes: k: a constante elástica da mola
K: uma constante adimensional c: constante que indica a porcentagem da massa da mola que contribui para o período do sistema nas equações:
onde o T é o período, M é a massa da mola e m é a massa em suspensão, além de observar o comportamento da mola frente à tais massas.
A descoberta de Hooke é importante quando tratamos de