atividade estruturada
RESUMO
Este artigo apresenta o empreendedorismo como forma de inovação a partir da identificação de uma oportunidade. A dedicação, a persis- tência e a ousadia aparecem como atitudes imprescindíveis neste pro- cesso para se obter os objetivos pretendidos. Ainda, contextualiza-se o empreendedorismo, abordando quando e de que forma surge a neces- sidade de se difundir uma cultura empreendedora e demonstra a dis- tinção entre empreendedor e administrador, não estando absorto da correlação existente entre eles. Enfim, pretende-se apresentar o que é o empreendedorismo, características de um empreendedor e por fim de- monstrar as diferenças entre o empreendedor e o administrador, a fim de destacar a importância de assumir ambos os papéis
EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREENDEDOR E O ADMINISTRADOR DENTRO DAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO
Empreendedorismo é uma área de negócios em que se busca entender como surgem as oportuni- dades para criar algo novo (novos produtos ou ser- viços, novos mercados, novos processos de produ- ção ou matérias primas, novas formas de organizar as tecnologias existentes, enfim, inovações, como são descobertas ou criadas por indivíduos específi- cos que utilizam vários meios para explorar ou de- senvolver essas inovações.
Em geral, o empreendedor é ousado e visto como um indivíduo que cria ou inicia algo novo e conse- gue gerar lucro, enquanto que o administrador se enquadra no mundo corporativo atuando em pro- cessos gerenciais, soluciona conflitos e circunstân- cias desfavoráveis para a empresa. Portanto, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado, nem todo empreendedor é um admi- nistrador.
EMPREEDEDORISMO
Empreendedorismo é um tema muito discutido atu- almente, pois tornou - se essencial para as empresas preocupadas com a inovação e oportunidades.
O movimento da racionalização do trabalho ga- nhou força nos anos 30;