atividade especiais
!
%
&
! '#
( )
!(
* ( &
!
/0
$
)
$
)% #
1
/0 5
6
# +,-.#
"#
&
2
4
! $#
!
3
#
7
!
"#$
'"
"
%&
%& (
)* +!
"%&
,
"
!
"#$
"
%&
'"
%& (
)* +!
,-
Capítulo 8
O enfoque baseado no movimento estabelece que as experiências motoras constituem o fundamento de toda a aprendizagem (Van Dijk, 1967). A educação é considerada um processo de melhoria da quantidade e qualidade das interações entre o aluno e as pessoas, os objetos e os acontecimentos do seu meio. Em tal processo, a função básica do professor é dupla: a) proporcionar pontos de referência que permitam ao aluno organizar o seu mundo, b) estimular e motivar a criança a comunicar-se e relacionar-se com o mundo que a rodeia (Turiansky y Bove, 1975; Van Dijk, 1966).
O elemento central do enfoque baseado no movimento é o próprio aluno e as suas necessidades, desejos e interesses. A educação não é um processo imposto, ou seja, não se trata de fazer algo para a criança, mas sim, que as atividades se realizem com ela (Van Dijk, 1968). O desenvolvimento de uma relação recíproca entre a criança e o adulto, na qual ambos se movimentem e atuem juntos, permite ao primeiro descobrir o seu próprio corpo como instrumento para explorar o mundo. A fim de estabelecer uma relação deste tipo, o professor deve aproximar-se do aluno em sua “existência total” e proporcionar-lhe os meios funcionais com os quais possa atuar sobre o seu ambiente a partir de atividades e rotinas cotidianas. (Van Dijk, 1965 c).
Neste capítulo apresentamos diferentes maneiras de aplicar o enfoque baseado no movimento para o planejamento e a posta em prática de programas educacionais dirigidos aos alunos deficientes sensoriais e com múltipla deficiência. Devemos o surgimento desse enfoque na bibliografia especializada à Van Dijk, quem defendeu sua utilização como veículo para melhorar a comunicação funcional e as aptidões sociais