Atividade es - tecnologia de transporte de carga
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE DO CAFÉ
Rio de Janeiro 2013
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE DO CAFÉ
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Tecnologias do Transporte de Carga, do curso de Logística.
ORIENTADOR: ANDREA MEIRA
Rio de Janeiro
2013
* Introdução
Desde o século XVII o café faz parte da história do Brasil, hoje uma das principais commodities produzidas e comercializadas pelo país. Hoje o estado brasileiro que mais produz café é o Estado de Minas Gerais, que também se tratando de qualidade e o que mais se destaca.
Trataremos a seguir sobre os aspectos e principais fatores para a execução de uma operação logística no transporte de café através do modal rodoviário até o porto de Santos para ser exportado, realizada pela nossa transportadora, Rapid Export Logística.
No que tange à infra-estrutura, o transporte do café é feito 100% por meio rodoviário.
Será apresentado um exemplo das operações de transporte do café realizado pela Rapid Export Logística, mas antes disto apresentaremos algunas fatores e aspectos importantes antes de inicar o transporte.
* Demanda
A Rapid Export Logística atende a 30% dos agricultores do município de Alfenas, localizado no sul do estado de Minas Gerais. Nossa demanda varia de acordo com o período de safra do café.
O período de Estressafra do café é em meados de Março e seu contrato é ICFH (Contrato futuro mês de Março). A safra de café vai de Junho a Setembro e é representada principalmente pelo contrato ICFU (Contrato futuro do mês de Setembro).
Considerando o alto valor específico do café, os custos de transporte não constituem um grave problema para o sistema agroindustrial do café. Para uma distância de 600 a 640 km, o frete é de aproximadamente 14% do valor do café, conforme Caixeta et alii(1998).
Abaixo demonstraremos o volume mensal de contratos de transporte do café realizados no ano de 2012.
* Forma de embalagem
A forma de