Atividade Ergonomia
DISCIPLINA: ERGONOMIA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS
EDNALDO PINTO DOS SANTOS
ESPEDITO EDILSON SILVA
TAMARA SILVA DE JESUS
SALVADOR
SETEMBRO - 2013
ÉTICA E SAÚDE
Trabalho apresentado ao Professor Jobert Santana da disciplina Ergonomia e Prevenção de Doenças Ocupacionais do curso Tecnológico de Segurança do Trabalho
UNIJORGE
SALVADOR - 06/09/2013
Embora tenha muitas definições, o termo Ergonomia significa basicamente a adaptação do ambiente de trabalho e mobiliário ao seu operador e as suas necessidades. É uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como a anatomia, antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, engenharia, etc.
Regida pela Norma Regulamentadora de número 17 (NR-17), a Ergonomia tem como principal objetivo prevenir e/ou reduzir doenças ocupacionais como a LER/DORT dentre outras. Contando com o apoio da NR-09, que trata sobre riscos ambientais, a NR-17 visa o bem estar do trabalhador durante o desempenho de suas funções.
Sendo conforto e saúde um dos principais objetivos da ergonomia, é importante que o empregador tenha consciência do seu papel na busca dessa excelência, tendo como dever buscar fazer um mapeamento da área ou setor de trabalho, a fim de se evitar as LER/DORT. Mais isto por se só não é o suficiente, o empregado deve ter em mente que todas as modificações efetuadas em seu setor de trabalho visam seu bem estar e sua saúde.
A avaliação ergonômica dos setores de trabalho é uma exigência da NR-17, dentro da avaliação serão feitas dentre outras as seguintes analises:
- população de trabalho;
- descrição das tarefas prescritas, das tarefas reais e das atividades;
- recomendações;
- simulação do trabalho com as modificações propostas; e
- avaliação do trabalho na nova situação.
Podemos então dizer que a finalidade da ergonomia é a busca pela bem estar