Port
engenharia mecatrÔnica
portifólio 01 sensores capacitivos e indutivos
............................................................................................................................... guarulhos 2015
rafael de jesus almeida sensores capacitivos e indutivos
Trabalho apresentado ao Curso engeharia macatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina sensores industriais
Prof. PAULO SIMOES JULIO
guarulhos
2015
Sensores capacitivos
Teoria e principio de funcionamento
Sensores capacitivos são sensores muito parecidos com sensores de indução,sendo sua única diferença o principio de funcionamento.
Eles são usados muito na contagem de itens e tambem limitar a quantidade de algum material em reservatorios,sendo perfeito para o controle de liquidos.
Seu principio de funcionamento baseia-se na mudança da capacitância da placa detectora localizada na região chamada face sensível.
Sendo assim,o sensor manda uma frequencia de ondas,e essa sequencia se modifica com a presença de algum corpo estranho que for detectado. Os sensores capacitivos podem ser de corrente alternada (AC), corrente continua (DC), com saídas normalmente aberta (NA), normalmente fechadas (NF), ou mesmo a transistor NPN ou PNP facilmente integrado a controladores lógico programáveis (CLP).
Aplicaçoes praticas
Esses tipos de sensores são largamente usados de diversas maneiras no mercado,a força mais usada é para a detecção de materiais,metalicos ou não.
Em especial os liquidos são os mais indicados para se trabalhar com sensores capacitivos,sendo incolores ou não,condutivos ou não.
Embora a detecção de materiais seja a forma mais utilizada de se usar um sensor capacitivos ,eles tambem podem ser usados para contagem de objetos e entre outras