atividade econômica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
ELEMENTOS DE ECONOMIA POLÍTICA
BELÉM DO SÃO FRANCISCO - 29 DE AGOSTO DE 2013 – FACESF
APRESENTAÇÃO
O trabalho é apresentado ao professor Claudemiro da disciplina de Economia Política como requisito acadêmico para a obtenção da nota da 1ª Unidade nessa instituição de ensino superior.
Componentes do grupo:
Itallo Vasconcelos
Iasmim Moreno
BELÉM DO SÃO FRANCISCO – 29 DE AGOSTO DE 2013 – FACESF
CAPÍTULO I
1.1 – CIÊNCIA ECONÔMICA – CONCEITO E OBJETO
A ciência econômica estuda o indivíduo e a sociedade, empregando recursos produtivos escasso na produção de bens de serviço, de modo a distribui-las entre as várias pessoas e grupos das sociedades, afim de satisfazer as necessidades humanas.
O objeto do estudo da ciência econômica é o ne analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolve-los de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
1.2 – ATIVIDADE ECONÔMICA
Atributo indispensável para a economia perante a sociedade. Pois, a atividade econômica gera riqueza mediante extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação humana.
CAPÍTULO II
1.1 – MÉTODOS ADOTAR NO ESTUDO ECONÔMICO
O “método hipotético da teoria neoclássica” pretende utilizar de forma exclusiva, é essencialmente apriorístico. Um microeconomista senta-se em sua poltrona, pressupõe que o agente econômico busca maximizar seus interesses econômicos e a partir desse pressuposto simples ele deduz lógica e matematicamente todo o seu modelo.
O “método histórico dedutivo ou histórico novo” que os economistas clássicos utilizaram para analisar a resolução capitalista e compreender a lógica de uma economia condenada pelo mercado e que os macroeconomistas empregadores originalmente para explicar a flutuações cíclicas e particularmente o quadro de crise econômica que se