atividade economica
A atividade econômica concretiza-se na produção de ampla variedade de bens e serviços cujo destino último é a satisfação das necessidades humanas. Como cada agente econômico pode ser ou não dotado de habilidades específicas e diversificadas, os indivíduos, mediante sua capacidade de trabalho, são os organizadores da atividade produtiva. Por esta razão afirmamos que a Economia é também a ciência que estuda a atividade econômica do homem. Essa atividade se realiza dentro e fora do país, cuja soma dos esforços dos indivíduos (famílias), das empresas, do governo, e das transações com o chamado “resto do mundo” (importações e exportações) representa o resultado econômico de uma nação.
Através da interação entre os diversos agentes econômicos nos múltiplos setores que compõem uma economia verifica-se um conjunto de esforços com o objetivo de produzir-se bens e serviços destinados a suprirem as diversas necessidades existentes. Podemos acrescentar ainda, que a atividade econômica é uma função das inter-relações observadas entre os recursos básicos de que todos os sistemas econômicos ou economias devem dispor, conforme as possibilidades a seguir demonstradas, com o objetivo de melhor satisfazer as necessidades demandadas pela sociedade.
1. Fluxo Circular da Renda
Através de um modelo de uma economia simplificada, ou seja, sem governo e sem transações com o resto do mundo, podemos compreender como se dá a interação entre dois dos principais agentes econômicos – as famílias e as empresas, bem como os fluxos de riqueza nominal (monetária) e real (produção) geradas pelo processo de interação entre estes agentes.
Nas famílias manifestam-se as necessidades que, para serem atendidas, implicam na aquisição de bens e serviços produzidos pelas empresas. Todavia, a produção de bens e serviços implica na demanda de fatores de produção (recursos naturais, capital, trabalho, tecnologia), de propriedade das famílias, que são remunerados pelas