atividade do PNAE
DAYANNY CRISTINA GURGEL MOTA
RITA SOARES DA SILVA COSTA
MARIA GENILDA OLIVEIRA DE MORAIS
PNAE
(Programa Nacional de Alimentação Escolar)
RESOLVENDO UM PROBLEMA NA COMUNIDADE
CARAÚBAS – ABRIL
2013
1.Introdução
Uma alimentação saudável, associada a exercícios físicos são essenciais para a vida do ser humano, uma alimentação de qualidade contribui para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano deixando-nos mais fortes, bonitos, e de fato prolonga a nossa vida. O ser humano precisa estar bem alimentado para demonstrar agilidade, e desempenho nas atividades do dia-a-dia, e principalmente nos estudos. O aluno bem alimentado apresenta maior equilíbrio para seu desenvolvimento físico e psíquico, desempenha melhor as atividades, demonstra mais agilidade e disposição durante o dia.
Está comprovado em estudos, a importância da merenda escolar, um trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revela que, para 50% dos alunos da região Nordeste, a merenda escolar è considerada a principal refeição do dia. Outros levantamentos apontam um grande número de casos de obesidade infantil, que é decorrente da mudança de hábitos alimentares, que se dá através consumo de frituras, salgadinhos e refrigerantes que são vendidos em cantinas dentro ou próximo da escola. A má alimentação acarreta varias doenças, tais como colesterol alto, diabetes, hipertensão, e posteriormente um infarto que pode até mesmo levar a óbito.
Uma alimentação saudável e de qualidade, è essencial para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis, è compreensível que para uma merenda nutritiva, è necessário um cardápio com alimentos saudáveis tais como, legumes frutas, carne, leite, e alimentos que contenham vitaminas necessárias para o crescimento de crianças e jovens, assim o aluno se torna mais disposto e o aprendizado mais prazeroso.
Tendo em vista a melhoria da alimentação escolar, em 1955 o Governo Federal