Trabalhando texto informativo sobre a Dengue
Você já viu esses mosquitos por ai?
Eles são parecidos?
Qual a diferença entre eles?
Atualmente toda a sociedade tem falado muito sobre o mosquito da dengue. Você já deve ter ouvido falar sobre ele. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue e saber diferenciá-lo dos outros mosquitos pode ajudar na luta contra a sua proliferação.
Quais são as características do mosquito da dengue?
Como reconhecê-lo?
Sua professora irá passar para vocês um videozinho onde a turma da Monica lhe ajudará a responder a estas e outras perguntas sobre este mosquito que incomoda muita gente.
Muito bem, você já conhece o mosquito Aedes aegypti, agora através da leitura do texto “O mosquito que incomoda muita gente”, de Denise Valle, extraído da revista Ciencia Hoje das Crianças, seção Notícias, edição online, vamos juntos adquirir novas informações.
Leia o início do texto e descubra qual seu objetivo.
O mosquito que incomoda muita gente
Saiba como o inseto participa da transmissão do vírus da dengue entre humanos
Armadilhas, inseticidas, repelentes, garrafas de cabeça para baixo, vasos de planta com areia nos pratos, caixas d’água bem fechadas… A maioria das pessoas parece já saber o que é preciso fazer para evitar a picada e a multiplicação do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Mas você sabe como o mosquito é capaz de levar o vírus de uma pessoa a outra?
Na verdade, são necessários três componentes em ação para que alguém seja contaminado e a doença se desenvolva: o vírus que causa a doença; a fêmea do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor do vírus (ou vetor) e uma pessoa que nunca teve contato com o tipo de vírus que está sendo transmitido pelo inseto para ser contaminada. Quando tudo isso se junta, é dengue na certa! Mas, vamos entender melhor…
Conheça a fêmea do mosquito:
A fêmea do mosquito da dengue vive até 30 dias.
Para conseguir o sangue de que necessita para se alimentar e amadurecer