Atividade do pintor industrial
A pintura industrial, por ser uma das mais usadas e aprovadas técnicas de proteção anticorrosiva, necessita de criterioso estudo para escolha do esquema de pintura mais adequado para as instalações ou equipamentos a serem protegidos. Para isso, faz-se necessário que o profissional encarregado dessa escolha tenha bastante experiência de campo para indicação correta do esquema a ser aplicado
2. Área que escolheu (ramo de atividade da empresa)
• Mekal Tintas
O requisito básico para que um revestimento seja aplicado com sucesso é a correta preparação da superfície. Deve-se remover a carepa de laminação, respingos de solda, ferrugens, graxas, sujeiras, óleos e outros contaminantes.
Normas de Limpeza por Meio Químico:
1. Limpeza com Solventes
É o procedimento destinado à remoção de óleos, graxas, terra ou outros contaminantes das superfícies de aço mediante o emprego de solventes, emulsões, compostos para limpeza, vapor ou outros materiais de ação solvente.
Para isso, deve-se friccionar a superfície utilizando panos ou escovas molhadas com o solvente.
A limpeza final deve ser feita com panos limpos. Ao invés da aplicação com panos, pode-se optar também um desengorduramento por imersão completa em um tanque. Este tipo de limpeza, porém, é mais adequado à remoção de graxas e óleos.
2. Lavagem com Soluções Alcalinas
Antigamente, usavam-se soluções alcalinas de hidróxido de sódio em concentração de 5 a 10% para limpeza de graxas e óleos. Acreditava-se, então, que a limpeza se dava por saponificação das gorduras. Hoje sabemos que a limpeza ocorre por emulsificação das graxas e óleos e, não, por saponificação (reação muito lenta). Além disso, os óleos minerais usados atualmente são insaponificáveis. Por isso, atualmente utilizam-se soluções alcalinas de baixa concentração de NaOH, à base de fosfatos ou silicatos, combinados com tensoativos especiais com pH de 12 a 14.Uma forma de melhorar a ação desengraxante destes banhos é o aumento da