atividade do livro
Atividade (pag.79)
1- Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre a questão.
2- Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.
3- Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.
4- Releia a citação de Foucault no tópico 7, “De olho no cronômetro”, e explique a relação que o filósofo estabelece entre disciplina, utilidade e obediência.
5- Interprete a frase de Aristóteles baseando-se na concepção de trabalho na Grécia Antiga: “[...] se as lançadeiras tecessem e as palhetas tocassem cítaras por si mesmas , os construtores não teriam necessidade de auxiliares e os senhores não necessitariam de escravos”. (Politica, Livro I, capitulo II, 1254a, 3. ed. Brasília: UnB, 1997. p. 18).
6- A era da flexibilização do trabalho exige que todos os trabalhadores sejam alfabetizados, mas também que se ofereça outro tipo de educação para os jovens, diferente da tradicional. Explique por quê.
7- Sísifo, personagem da mitologia grega, foi condenado a empurrar uma pedra até o alto de uma montanha, de onde ela tornava a cair sem cessar. Compare esse mito ao trabalho alienado.
8- Compare as ideias de Marcuse e Lipovetsky apresentadas no capitulo e indique em que eles se opõem. Em seguida, posicione-se sobre o assunto.
9- Elabore uma dissertação com o tema: “Trabalho e lazer: onde está o equilíbrio e a interação?”.
10- (UEL-PR) Analise a figura a seguir.
“Parece que enquanto o conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos, autonomia do homem enquanto individuo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação das massas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização.