Atividade Do Ciclo 4 13 Semana
Tarefa: ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
Nome: EVERALDO ARAUJO VIEIRA
RA: 1157183
Turma: DGEF1402BAR1O
Parecer do Tutor:
INFLUÊNCIA NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A educação física na escola se constitui em uma grande área de adaptação ao permitir, a participação de crianças e jovens e em atividades físicas adequadas às suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo. O programa de Educação Física quando adapta ao aluno portador de deficiência, possibilita ao mesmo a compreensão de suas limitações e capacidades auxiliando-o na busca de uma melhor adaptação.
OBJETIVOS PRINCIPAIS: “todo o programa educacional deve conter desafios a todos os alunos, permitir a participação de todos, respeitar suas limitações, promover a autonomia e enfatizar o potencial no domínio motor”. O educador pode selecionar a atividade em função do comprometimento motor, idade cronológica e desenvolvimento intelectual.
N escola os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, devem ter um caráter lúdico e favorecer situações onde a criança aprende a lidar com seus fracassos e seus êxitos. A variedade de atividades também prevê o esporte como um auxílio no aprimoramento de personalidade de pessoas portadoras de deficiência. As crianças com algum nível de deficiência (auditiva, visual, física e mental) podem participar da maioria das atividades propostas.
A Educação Física adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades de seus educandos.
Os elementos deste artigo