Horta Escola
INSTITUTO DE AGRONOMIA
DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA
PROJETO
HORTA – ESCOLA
Discente: Flávio José Santos Gomes Docente: Elson Viegas
INTRODUÇÃO
Atualmente encontramos muitas dificuldades em obter recursos para áreas como a educação, onde os professores são mal remunerados e as escolas não tem estrutura, pois se encontram sucateadas.
É evidente a importância da educação para o país, sendo assim buscar recursos na microregião é de suma importância para amenizar os efeitos de um país onde a preocupação com a educação se limita aos discursos políticos. Com isso estão sendo realizados projetos onde se buscam as produções hortícolas para dar uma sustentabilidade local, e ainda utilizar esta ferramenta de forma didática aproximando o aluno do campo. (Boerger, 2005), existem vários projetos de hortas comunitárias no Brasil e em outros países, mas queremos, além da horta, fazer um laboratório vivo, para falar de saúde, nutrição, economia e outros temas.
A produção é destinada para o consumo interno, mas o excedente muitas vezes é vendido nas vizinhanças arrecadando assim mais recursos para a escola e consequentemente para os alunos, podendo também deixar a cargo dos alunos a decisão sobre o que fazer com esta produção que não será consumida. Como muitas escolas estão localizadas em áreas carentes, os alunos optam por levar para casa este alimento para o complemento da dieta de toda a família, assim a satisfação em contribuir na alimentação da residência torna a atividade agrícola muito mais gratificante.
JUSTIFICATIVA
Uma escola auto-sustentável tem mais potencial para exercer suas atividades sociais de forma independente e maiores recursos didáticos para seus alunos. A realidade na vida das comunidades circunvizinhas sofrerá grandes mudanças. (Sirvent, 1984), esta transformação é percebida prioritariamente como