Atividade Dissertativa 01 Economia Individual
“Qual o papel da política monetária? Porque é que o Banco Central tem o controle total sobre a condução da política monetária? Em sua opinião, a condução da política monetária com o objetivo de manter inflação a 5,5% deve manter-se no contexto atual? Justifique.
A política monetária refere-se a quantidade de circulação de moeda no país. O Banco Central detém seu controle pois influencia diretamente nas taxas de juros que impactam diretamente os indicadores mais importantes da Economia.
Acredito estar correta a estratégia do governo, pois o mesmo esta conseguindo manter a inflação dentro da meta estabelecida 6,5% (4,5% + tolerância de 2pp). O próprio FMI, através do “World Economic Outlook”, confirma que a política monetária brasileira é consistente com a gradual convergência da inflação para o centro da meta estabelecida.
Controle da inflação – referir os problemas de uma inflação elevada.
A inflação alta é muito prejudicial para economia do pais. Os principais problemas quando um pais enfrenta uma inflação alta são:
Problemas na distribuição de Renda – Os preços sobem mais que os salários;
Desvalorização da Moeda;
Diminuição dos investimentos nos setores produtivos;
Clima Econômico Desfavorável;
Controle da política monetária pelo Banco Central – independente porque a política pode ser usada para resolver problemas no mercado do produto e de trabalho, ainda que no curto prazo – demonstrar graficamente o efeito de uma política monetária expansionista.
Em uma política monetária expansiva ocorre um aumento dos gastos do governo, aumentando também os níveis das taxas de juros e também os gastos do governo, sendo assim o nível de demanda agregada maior. No gráfico abaixo da curva IS podemos observar que o Investimento desloca-se para a direita em um momento de política monetária expansiva.
Explicar o tradeoff entre inflação e desemprego com a Curva de Phillips (CP) de curto prazo.
Tradeoff quer dizer que a partir de escolhas