Atividade Dir Empresarial1

697 palavras 3 páginas
Atividade Dir. Empresarial

1º: Diferencie o conceito econômico do conceito jurídico de comércio:
R: Comércio é a atividade humana, de caráter especulativo, que consiste em pôr em circulação a riqueza produzida, tornando disponíveis bens e serviços, já o conceito jurídico é que o Comércio é o complexo de operações efetuadas entre produtor e consumidor, exercidas de forma habitual, visando ao lucro, com o propósito de realizar, promover ou facilitar a circulação de produtos da natureza e da indústria.
2º:Defina o que é comércio:
R: o comércio é uma atividade humana que põe em circulação a riqueza produzida,aumentando-lhe a utilidade. J.B. Sayd insigne enconomista clássico, ensinava que mais do que troca o comércio é aproximação.
3º:Qual o principal motivo para a constituição de uma sociedade empresária?
R: em sentido objetivo,o principal motivo para constituição de uma determinada sociedade empresária é a lucratividade,ou seja por mais quê,ambos tenham vontades antagônicas,por trás dos seus desejos pessoais,sempre terão a mesma finalidade que é a obtenção da lucratividade.
4º: O que significa o conceito subjetivo dentro de uma sociedade empresária??
R:
5º:Qual a relação existente entre Dir. Empresarial e Dir. Público?
R: ambos são distintos porém, se relacionam, pois em algumas ocasiões o Dir. Público terceiriza serviços do Dir.Empresarial para execução de obras públicas, através de licitações. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
6º:Fale sobre as fontes do Dir. Empresarial:
R: as fontes de dir.empresarial,podem ser classificadas como, materiais e formais do direito. As materiais são as idéias e/ou acontecimentos que contribuem para a formulação do direito. As formais são as normas propriamente ditas. As fontes primárias do Direito Empresarial são as normas jurídicas escritas que regulam a atividade

Relacionados

  • Direito
    4506 palavras | 19 páginas