Atividade de sociologia
Exemplo : O capitalista tira o dinheiro da mão de obra e do custo de produção, todo o resto é o lucro. Só que, é um lucro baseado na exploração total do funcionário.
Seria como se o funcionário produzisse 300 produtos ao dia, sendo que dez desses produtos produzidos já dariam para pagar o salário do mês e ainda cobrir as despesas da produção.
Portanto, 290 é o lucro total do patrão. Esta é a base da exploração no sistema capitalista, o empresário sempre paga menos aos seus empregados do que deveria pagar.
2- Primeiramente, desigualdade social descreve-se como membros que vivem em uma mesma sociedade onde cada um possue quantias diferentes de riqueza, poder, entre si.
Um exemplo é a distribuição de renda, que é feita de forma diferente (desigual) entre a população. Sendo que a maior parte do dinheiro fica nas mãos de poucos.
Acreditava-se na aintiguidade que a desigualdade era natural ou produto da vontade divina.
Na minha opinião, as condições desiguais ocorrem por causa do capitalismo, onde uma classe produz e a outra se apropria do produto desse trabalho. Não é uma vontade divina, nem muito menos porque uns merecem ter mais que outros, simplesmente é uma questão do sistema capitalista que o próprio homem criou.
3- Indústria Cultural é todo aparato de mídia, de arte, de moda, que lançam tendências de comportamento, produzindo a chamada cultura das massas. É a venda de cultura pelos meios de comunicação. Esses meios de comunicação fazem com que fiquemos consumistas, pois acreditamos que precisamos do produto para ser " feliz " . Geralmente, esses meios não tem conteúdo, só há a preocupação com a audiência de cada emissora e em vender idéias .
4- Precarização do trabalho é a falta, insuficiência, escassez de trabalho.
O Brasil é o 3º país com maior taxa de desempregados do mundo.
Aqueles que não