Atividade de Português
Leia a letra de uma canção de Arnaldo Antunes e responda às questões propostas.
Fora de si eu fico louco eu fico fora de si eu fica assim eu fica fora de mim eu fico um pouco depois eu saio daqui eu vai embora eu fico fora de si eu fico oco eu fica bem assim eu fico sem ninguém em mim
1. O poema é relativamente simples quanto ao conteúdo, já que se organiza em torno de uma ideia central. Qual é essa ideia?
2. A canção se intitula “fora de si”.
a) O que significam expressões como “ficar fora de si” ou “ficar fora de mim”?
b) Logo, o título da canção é coerente com seu assunto central? Justifique.
3. O texto causa estranhamento devido à falta de concordância entre algumas palavras e termos. Identifique alguns casos, em que haja problema com a concordância verbal.
4. Que papel tem a concordância ou a falta dela na construção do sentido global da canção?
5. Em todos os versos, o centro do discurso é a figura do eu lírico, identificado pelo pronome reto eu. Apesar disso, os verbos e pronomes se alteram entre a 1ª e a 3ª pessoa, sugerindo a presença de outra pessoa, talvez um interlocutor, não mencionada explicitamente no texto. Quem poderia ser essa pessoa?
6. Qual a função da linguagem predominante no texto a cima?
7. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se,