atividade de macroeconomia
A- PIB é o produto interno bruto, representam à soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, países, estados, cidades, durante um período determinado.
Ele mostra se a economia de um país esta em crescimento ou em queda.
B- Expansão apesar de ainda pequena, pois teve um aumento de serviços e bens finais produzidos em relação ao período anterior medido. Estará em expansão, levando se em conta que no PIB de 2012 houve um crescimento de apenas 0,9% um crescimento de 3% seria certamente uma grande expansão para a economia brasileira.
2- X-M significa o valor de exportações menos o valor das importações, se o valor das importações for maior que o das exportações será ruim para o crescimento pois indicará que o país não produz produto interno suficiente sendo necessário a importação ou que o produto importado é mais barato que o produzido internamente o que poderá gerar uma possível inflação.
3- a) O IDH mede a qualidade de vida com base em indicadores de renda, saúde e escolaridade. No caso da renda utiliza-se o subindicador PIB per capita com base no poder de compra local.
4- Na inflação perde-se o controle sobre o poder de compra e traz algumas consequências: afeta as finanças publicas, influencia negativamente sobre a formação de expectativas em relação ao futuro e aumenta os custos de transação econômica dentre outros.
5- Deflação é a redução do nível geral de preços de forma persistente e aplicada a generalidade dos produtos, ela conduz à criação de expectativas de uma inflação negativa a médio prazo.
Hiperinflação é uma inflação acima dos níveis adequados e fora de controle. O que ocorre é um encarecimento rápido dos produtos, recessão e a desvalorização acentuada da moeda.