Atividade de filosofia
PÁG 222 .
1-
A passagem do feudalismo para o capitalismo;
A formação dos Estados nacionais;
O movimento da Reforma;
O desenvolvimento da ciência natural;
A invenção da imprensa.
2-
3- Montaigne desenvolveu um pensamento de fundo ceticista, inspirado em parte no ceticismo da Antiguidade, mas também no epicurismo e no estoicismo. Ele afirmava não ser possível estabelecer os mesmos preceitos para todos os seres humanos, sendo necessário que cada um construa um conhecimento e uma consciência moral de acordo com as suas possibilidades e disposições individuais, mas tendo como regra geral, para alcançar a sabedoria, “o dizer sim á vida “ .
Maquiavel iniciou uma nova fase do pensamento político ao abandonar o enfoque ético e religioso e procurar uma abordagem mais realista da política. Ou seja, buscou descrever o fenômeno político em si mesmo, de um modo autônomo. O centro de suas reflexões e o exercício do poder político pelo Estado.
PÁG 227.
4- Podemos imaginar a revolução espiritual que representaram, portanto, as novas concepções da ciência nascente. As conquistas e realizações renascentistas deixaram a maioria das pessoas desorientadas e desconfiadas. O mundo racionalmente ordenado da Antiguidade foi questionado e, aos poucos, dissolvido.
5-
6-
7-
A observação paciente e minuciosa dos fenômenos naturais;
A realização de experimentações para comprovar uma tese;
A valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
8- Decorre também do pensamento de Newton a concepção do mundo como uma grande máquina, cujas partes podem ser conhecidas através da observação e da experimentação.
Esse mundo ou grande máquina seria, por sua vez, obra inteligente e “regente universal”: Deus. Essa compreensão deu origem á metáfora do “Grande Relojoeiro”, criada por Voltaire em referência a Deus.
Para Newton, porém, não podemos conhecer Deus, porque só não é