Atividade De Economia 2
ATIVIDADE DE ECONOMIA
1 Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R:Mercantilismo Não representa um conjunto técnico homogêneo, mas tinha algumas preocupações explícitas sobre acumulação de riquezas de uma nação.
Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.
Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens.
A Fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. Sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado.
2 Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith (1723-1790) Precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio,
Publicou a obra A Riqueza das Nações, em 1776 : Um tratado abrangente sobre questões econômicas, desde as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas.
A "MÃO INVISÍVEL Se todos os agentes buscam lucrar o máximo acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. É como uma mão invisível orientando todas as decisões da economia, não tendo o Estado como regulador das decisões econômicas de uma nação. É o princípio do liberalismo que baseava-se na livre iniciativa, no laissez-faire (deixe fazer).
3 O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: David Ricardo trata de analisar por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciar e quais produtos devem ser comercializados.
O comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.
4 Qual a principal