Atividade de autodesenvolvimento
A natura têm desenvolvido um projeto “carbono neutro” com o intuito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 33%. Também o projeto recompensação de carbono com projetos de reflorestamentos e de uso de energia renovável, e a implementação de novas politicas de redução do consumo de agua e energia nas próprias unidades da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Projeto Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa em todas as etapas da nossa cadeia produtiva – desde a extração de matérias-primas e de materiais para embalagens, passando por processos internos e o transporte de produtos, até o seu descarte. Em parceria com a AMC Têxtil, substitui o óleo combustível fóssil usado na indústria têxtil por cavaco de madeira, resíduo do processo de transformação de biomassa extraída por meio de manejo sustentável. O compromisso é reduzir 30 mil toneladas de CO2e.
Observou- se uma redução de 8,91% no consumo de água por unidade faturada na Natura. Alcançou - se, assim, uma redução de 2,05% no consumo absoluto, atingindo a meta proposta nos anos anteriores. Por considerar a água um recurso altamente relevante, não apenas para a Natura, mas para toda a sociedade, planejou- se intensificar as ações em torno desse tema.
Desenvolveu -se uma série de ações, nos espaços da Natura, visando economizar esse bem natural. Nas fábricas, por exemplo, otimizou- se o consumo por meio do trabalho de conscientização no processo de lavagem dos reatores. Também implantou - se o sistema de prontoatendimento para sanar, em curto prazo, os vazamentos de água.
Além da economia de água a natura também implantou projetos de redução do consumo de energia em todas as suas unidades.
CONCLUSÕES
Todas as ações do projeto Carbono Neutro geraram bons frutos, a exemplo do convite à Natura feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do seu braço para o meio ambiente (Unep), para que ela integrasse o Climate Neutral Network, fórum