Trabalho de que funfa
A palavra deriva do latim antíthesis que quer dizer “contra afirmação”. A antítese é uma espécie de figura de pensamento que apresenta ideias contrárias. Essa oposição pode ser feita a partir de palavras ou orações.
Exemplos:
“Viverei para sempre ou morrerei tentando” (Spider Robinson). – Neste caso, a antítese se origina das palavras viverei / morrerei.
“Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio”. (Renato Russo). – Idéias opostas entre as palavras cheio / vazio e quente / frio.
Não haveria luz se não/ Fosse a escuridão (Lulu Santos e Nelson Motta) – Ideias contrárias a partir da dualidade das palavras luz/escuridão.
Eufemismo
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.
Exemplos:
Você é Desprovido de beleza.
Você faltou com a verdade.
Ele entregou a alma a Deus.
Hiperbole
Hipérbole é a figura de linguagem que consiste em expressar uma idéia com exagero.
Exemplo:
“Já falei mil vezes com esse menino e ele não me obedece”.
“Vai passar um ônibus pro Inferno, mas não passa o do Novo Juazeiro”.
“Faz umas dez horas que essa menina penteia esse cabelo”.
Ironia
Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, ou ainda em ressaltar algum aspecto passível de crítica. A ironia deve ser muito bem construída para que cumpra a sua finalidade; mal construída, pode passar uma ideia exatamente oposta à desejada pelo emissor.
Exemplos:
Ela é linda, pena que seja tão burra.
Você é ótima, acabou de quebrar meu gatinho da coleção.
Que filme maravilhoso, quantos crimes para um fim de noite.
Prosopopéia
Consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações de seres humanos a seres inanimados ou