Atividade De Auto Desenvolvimento Planejamento Da Produ O
INTRODUÇÃO
O objetivo desse estudo é conhecer sobre os conceitos dos três níveis hierárquicos das atividades do Planejamento e Controle da Produção, os quais são eles níveis estratégico, tático e operacional. Nesse trabalho serão demonstradas suas definições e também suas atividades que desenvolvem e participação no processo da Produção.
A necessidade de adotar decisões mais ajustadas com os objetivos de produção – tais como: melhorar produtividade, reduzir desperdícios e ociosidade, minimizar custos, dentre outros – tem propiciado um ambiente fértil para aplicações de metodologias qualitativas e quantitativas de solução de problemas industriais.
Planejamento e Controle da Produção
Níveis hierárquicos
Propósito do Planejamento
Horizonte de Planejamento
Grau de Agregação
Grau de incerteza
Estratégico
Planos de Negócio
Longo prazo (2 a 5 anos)
Altamente agregado
Muito alto
Tático
Planos de Produção
Médio prazo (1 mês a 2 anos)
Moderadamente agregado
De alto a médio
Operacional
Programação, Sequenciamento
Despacho
Curto prazo (Diariamente-semanalmente)
Altamente agregado
Muito baixo
Nível estratégico
Este nível tem como característica o macro orientado, pois aborda a empresa numa totalidade, pois, se estratégia pode é conceituada pelo método como uma empresa será capaz de ser competitiva, a produção é fundamental na geração de valor ao cliente. A contribuição da função produção deve ser de implementação, apoio e impulsionamento das estratégias de uma organização, trabalhando para sair da neutralidade interna, onde a função produção se esforça apenas para não atrapalhar a empresa, passando a evoluir e equiparar-se aos concorrentes, para depois ser a melhor do mercado e finalmente a produção assumir papel de tornar a organização um modelo de referência. Estratégia de incertezas em longo prazo, onde busca gerar recursos e informações necessárias e de acordo com os interesses dos