Atividade da OIT
A OIT possui um papel fundamental para o equilíbrio dentro das sociedades, como também dentro da sociedade internacional como um todo. Isso porque o desenvolvimento de uma atividade laboral tem uma alta complexidade, gerando efeitos para todos os setores - “onde falta trabalho a vida social fica abalada em todas as suas manifestações”.
Através desse organismo então é possível haver um controle coordenado dos Estados para que haja cada vez menos pobreza, desigualdades sociais e políticas, um maior nível de educação e saúde. Sendo assim, os objetivos de uma Organização com uma influencia tão grande não poderia se limitar a atividades voltadas unicamente a questão do trabalho.
Dentro de seu vasto campo de atividades, cumpre dar maior destaque as áreas de atuação a seguir:
a) Atuação política, visando assegurar bases sólidas para a paz mundial;
b) Atuação econômica, visando garantir a concorrência mundial;
c) Atuação humanitária, visando denunciar os abusos e irregularidades relativas às condições de trabalho, no intuito de diminuir as injustiças.
Para o Jurista Arnaldo Lopes Sussekind os objetivos da OIT não se restringem a melhoria das condições de trabalho, mas as condições humanas em caráter geral e não só a proteção dos trabalhadores, mas também a todos os seres humanos em suas relações de trabalho.
Durante a conferencia internacional do trabalho, que ocorreu em Genebra ao longo de sua 97ª reunião, foi produzida a declaração da OIT sobre a Justiça social para uma Globalização Eqüitativa, levando seus membros a constatarem as questões que seguem:
• afirmam que o trabalho não é uma mercadoria e que a pobreza, onde houver, constitui um perigo para a prosperidade de todos;
• reconhecem que a OIT tem a solene obrigação de promover entre as nações do mundo, programas próprios que permitam alcançar os objetivos do pleno emprego e a elevação do nível de vida, um salário mínimo vital e a extensão das medidas de seguridade social para