ATIVIDADE COLABORATIVA
Maria Rita da Silva Sena RA: 6861498802
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual
Taboão da Serra
2015
FACULDADE ANHANGUERA
Atividade Colaborativa
Ambiente Virtual
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Patologia apresentar a Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra com a exigência da avaliação de atividade de Autodesenvolvimento sob orientação da tutora Laís Anversa.
Taboão da Serra
2015
INTRODUÇÃO
As lesões celulares exigem adaptação fisiológicas para sua sobrevivência. Quando o agente patológico, ou agente estressor, invade o organismo, adaptações ás novas condições são exigidas, chamadas de lesão reversível. Já quando a célula perde sua capacidade adaptativa, impede a funcionalidade celular conseqüentemente, a morte, chamada lesão irreversível. As lesões degenerativas são classificadas de acordo com o acúmulo dessas substâncias.
No paciente diabético, o distúrbio é no metabolismo de glicose, gorduras e proteínas, tendo quadro persistente de hiperglicemia e glicosúria.
LESÕES IRREVERSÍVEIS
As lesões exigem adaptação fisiológica para salvar as células, quando há morte celeluar, é chamada lesão irreversível, apresentada na forma de necrose e apoptose.
Necrose: Processo não fisiológico fator desencadeador, em que as células sofrem lise e liberam seus conteúdos no meio extracelular, gerando inflamação.
Apoptose: Suicídio celular, programadas para morrer por determinadas razões envelhecimento, genético.
Insuficiência de O2 esgota o ATP, levando á necrose.
A morte celular ocorre também com a ruptura da membrana plasmática, que perde sua proteção.
Característica da necrose em fase inicial :
1: Palidez por falta de irrigação sanguínea na área afetada.
2: Perda da resistência ligações entre as células
3: Zona de demarcação que é separação do tecido necrótico e tecido sadio, aparece com alo de perimia caracterizado pele vermelhidão ao redor da área necrótica esse alo