ATIVIDADE COLABORATIVA 1
1- De que forma podemos perceber que a maioria das pessoas se comporta como se a escravidão no trabalho simplesmente não existisse mais?
R: Percebemos quando as cobranças por meio de acúmulos de funções, sobre carga ou por pressão relacionada a demissões aumentam, o funcionário se sente pressionado, forçado de alguma forma a aceitar a situação, mesmo sabendo que é uma forma negativa, ou seja, errada, isso vem junto da pressão psicológica envolvendo familiares e ao futuro não só em uma empresa, mas em qualquer ramo que obrigue a fazer algum tipo de trabalho forçado e obrigando assim a maioria das pessoas a aceitar a esse tipo de situação.
2- Qual é a responsabilidade governamental e das empresas do setor privado frente à escravidão no trabalho contemporâneo?
R: Elaborar planos de ações que envolvam os governos, organizações sindicais e de empregadores, assim como outros parceiros sociais, a aplicação rigorosa das leis, o aumento do conhecimento sobre o tema e da conscientização da sociedade, assim como a elaboração e disponibilização de materiais para a sensibilização e o treinamento dos diversos agentes que devem ser mobilizados para a consecução desse objetivo global.
3- Como poderíamos nos tornar agentes contra a escravidão no trabalho em pleno século XXI?
R: Não consumindo ou adquirindo produto onde é comprovado, ou tenha algum relato de trabalho escravo, sendo nós mesmos os vigias de atos como esses, denunciando para as autoridades. Algumas empresas também se comprometem e apóiam a não comprar produtos das empresas que utilizam nas suas atividades o trabalho escravo.