Atividade Certa
NOME DO TUTOR: Profª. Drª. Maria Isabel da Silva
NOME DO ALUNO(A): Gabriela Drumond Souza
RA:1166622
Descrição da atividade
Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:
1) Escolha três compostos orgânicos e três inorgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal.
Compostos Orgânicos:
Proteínas: É um polímero linear de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Sua estrutura é formada por uma variedade de 20 aminoácidos diferentes, chamados de essenciais, que permitem à proteína uma variedade de formas e funções na célula.
A estrutura da proteína é descrita em quatro níveis hierárquicos de organização. A estrutura primária é a seqüência de aminoácidos dispostos linearmente, constituindo a cadeia polipeptídica.
A estrutura secundária refere-se a conformação espacial que a proteína toma, que depende da posição de certos aminoácidos, a qual é estabilizada por pontes de hidrogênio. No entanto, quando as pontes de hidrogênio estabelecem-se entre certos aminoácidos, o esqueleto se dobra dispondo-as em formas geométricas: a α-hélice, a lâmina β pregueada, os folhetos e o giro.
A estrutura terciária resulta de interações hidrofóbicas, ligações dissulfeto, forças de Van der Waals e interações iônicas - que estabilizam a estrutura secundária, dando uma compactação ou conformação a proteína (fibrosas ou globulares). A estrutura quaternária resulta da combinação de dois ou mais polipeptídicos, chamados de subunidades, que originam moléculas com grande complexidade que se mantêm unidas e interagem, como por exemplo a hemoglobina.
Função: A função da proteína é determinada por sua estrutura tridimensional e da capacidade de ligarem-se covalentemente a outras moléculas (ligantes). O local de fixação dos ligantes nas proteínas e os ligantes correspondentes possuem alto grau de especificidade, ou seja, são complementares. As proteínas controlam o fluxo de íons