Atividade Caderno VI
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I – CADERNO VI
Arari
2014
JOEL VIANA SILVA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ETAPA I – CADERNO VI
Trabalho apresentado ao módulo I do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Centro de Ensino Cidade de Arari como requisto para obtenção de nota.
Formadora: Ana Amélia Pacheco
Arari
2014
REFLEXÃO E AÇÃO
Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
“São abordadas” de forma muito superficial. Não se tem a cultura de parar para refletir sobre os resultados. Assim, os indicadores apontados por essas avaliações não são levados em consideração no momento do planejamento pedagógico. Não há, portanto, intervenções naqueles aspectos que se mostram mais deficientes.
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
Temos em relação ao Enem o simulado que ocorre duas vezes ao ano: uma em junho e outra em dezembro.
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
Sim. Na perspectiva de que o exame propicia a aferição dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida discente e também como meio para ingresso no ensino superior.
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
Não. Não é um fator considerado na hora de planejar o ano letivo. A direção da escola na realidade cobra muito dos docentes que ministram no terceiro ano do ensino médio. Os conteúdos contemplados no plano de ensino seguem geralmente as orientações curriculares previstos nas diretrizes da rede estadual.