Atividade Bot nica Econ mica
Apesar das plantas possuírem centros de origem diferentes, é possível, a partir da observação e do conhecimento científico, cultivá-las em locais diferentes dos de origem. Como exemplo temos a Batata, que é originária do Peru, mas que pode ser plantada em uma extensa variedade de climas.
Em razão de seu grande rendimento e grande capacidade de adaptação, a Batata se tornou a base da alimentação na Inglaterra, durante o período de guerras, quando o alimento se tornou escasso.
Sabemos que preservar a biodiversidade é uma importante maneira de prevenir a fome, e existem alguns métodos muito importantes para isto.
Os métodos de conservação In situ, onde as plantas são mantidas em seus centros de origem, sem o manuseio dos homens, podendo dar continuidade ao processo evolutivo.
Os métodos de conservação Ex Situ, que vai desde bancos de sementes e das culturas de tecidos, até os campos de bancos gênicos, como por exemplo os jardins botânicos.
E os métodos e conservação On Farm, onde os recursos genéticos são cultivados por agricultores, podendo ser comercializados.
Estes métodos são formas da humanidade se precaver contra a extinção de determinada planta de grande importância, guardando seu patrimônio genético para que este possa ser reproduzido em laboratório um dia mais tarde, caso seja necessário.
Outra forma de conservação importantíssima, é a Etnobotânica, que observa como o homem se relaciona com seu entorno vegetal, como o homem se porta diante dos recursos naturais, visando desenvolver formas de preservação sem prejudicar o bem-estar e a situação econômica da comunidade em questão.