Roteirizacao Urbana estudo 1
Roteirização Urbana na Distribuição da Rede McDonald’s
Resumo :
Através da análise de um caso real de distribuição urbana em um Operador de
Serviços Logísticos do McDonald’s, o estudo procura esclarecer a importância da utilização de roteirizadores integrados ao sistema da empresa (ERPs), descrevendo suas variáveis e complicadores na formulação diária das rotas que abastecem cerca de 560 restaurantes em todo o Brasil.
Para esclarecer a importância desta operação, é simulada uma roteirização com 17 restaurantes e 17 entregas na Cidade de São Paulo, com base num volume de vendas médio, um volume 20% abaixo da média e 20% acima da média. A intenção é dar o entendimento de como se comporta as variáveis e como podem ser analisados os dados mais importantes para a tomada de decisão.
Outro fator interessante para o estudo é a necessidade de dinamismo operacional no processo de distribuição, cujo papel do roteirizador é dar agilidade na formatação de alternativas de rotas, podendo gerar dados que colaborem na decisão dentro do prazo necessário. Palavras Chave : Roteirização; Distribuição.
1. Introdução
A importância da distribuição física dentro do escopo de atividades de um Operador
Logístico é extremamente significante, pelo fato de ser uma das atividades de maior representatividade nos custos logísticos, além de impactar diretamente nos níveis de serviços ao cliente.
Uma distribuição confiável, com custos controlados, é reflexo de uma gestão logística atuante e integrada as necessidades do cliente. Geralmente este serviço esta apoiado em modernas tecnologias operacionais (AMT’s) que buscam combater focos de improdutividade, independente do desempenho destes sistemas avançados ser um tema de pesquisa ainda em formação (Severiano – 1994). Assim a intenção é poder colaborar com este tema, demonstrando ser ou não um diferencial de competitividade quando se utiliza destas tecnologias. Assim, se analisarmos a