Atividade avaliativa
1) É um dos principais elementos do PCP e tem como seu objetivo principal estabelecer os níveis da produção como: níveis de produção, força de trabalho, níveis de estoque necessários para atender a previsão de demanda planejada no tempo médio que pode veriar de 6 a 12 meses e em alguns casos pode chegar até a 18 meses. Neste caso a maioria das empresas tem uma alta variedade de produtos (mix), tornando difícil a previsão de demanda de maneira individual para cada um desses produtos portanto os produtos são agregados, formando famílias de itens semelhantes.
2) Políticas alternativas que influenciam a produção:
Contratação e demissão de funcionários – típicos nos casos de empregos temporários ou de vagas sazonais (cortadores-de-cana).
Horas extras ou novos turnos, e redução da jornada ou de turnos de trabalho – comum nas indústrias, no caso de aumento de demanda os funcionários trabalham com horas extra ou são criados novos turnos.
Estocagem – é programado uma produção maior nos períodos em que a demanda for baixa e assim é criado um estoque para os períodos de aumento de vendas.
Subcontratação – terceirizar parte da produção.
Políticas alternativas que influenciam a demanda:
Publicidade e propaganda – Busca adequar a demanda a proura, e em casos isolados busca diminuir o uso de detrminados produtos (água, energia).
Promoções e preços diferenciados – aumenta a demanda em períodos de baixa procura (liquidações).
Reservas e demora na liberação dos produtos ou serviços – Demorar ou mesmo atrasar a entrega dos bens de consumo (corre-se o risco de perder o cliente).
Desenvolvimento de produtos complementares – Utilizado por empresas que trabalham com produtos sazonais, estratégia que cria produtos complementares (ex: fábrica de sorvetes.)
3) Alguns dos benefícios do MRP I são a redução do custo de estoque, o aumento da eficiência da emissão e da programação da produção, a redução dos custos operacionais, o aumento da eficiência da fábrica e