Atividade avaliativa de teorias de administração
Data da Entrega: 20/10/2011
Profª.: Suzana Márcia Marangoni
| |
NOME: Michele Cristine de Lima
1) Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho de operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos. Ele via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.
2) As primeiras justificativas de Taylor para a origem da Administração Científica se dá com a Revolução Industrial que provocou várias mudanças a nível econômico, social, político, industrial e tecnológico. Ocorreu a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e a transferência do centro dos negócios da agricultura para a indústria. Estas mudanças vieram trazer novas exigências em termos de eficácia e eficiência ao nível das organizações e contribuíram para o desenvolvimento da teoria administrativa.
3) Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica. Para ele a transformação incluiu na introdução de uma cultura entre os trabalhadores, que passaram a exercer funções específicas e repetitivas nas linhas de montagem. Antes, vários funcionários trabalhavam conjuntamente para fabricar um veículo inteiro. Com o novo modelo, o processo passava a ser segmentado, com uma produção em massa, em série e em cadeia contínua. Este pensamento amplia e supera as idéias de Taylor que dava ênfase à busca da eficiência atuando sobre as causas dos