Atividade Avaliativa 2º bimestre
Todo átomo tende a perder ou ganhar elétrons até ficar estável, isto é, ficar mais proximo de um gás nobre com 8 elétrons na ultima camada eletronica. Para que isso ocorra ele se liga com outros atomos.
Existe 3 tipos de ligações entre átomos:
Ligação iônica(perda ou ganha de elétrons, dai forma os íons)
Ligação covalente (compartilhamento de elétrons)
Ligação metálica (cátions e atomos mergulhados em uma nuvem de elétrons).
No estado sólido esses elétrons estão super unidos, no liquido nao tão unidos e no gasoso estão bem mais livres
Interações moleculares
São fenômenos que tangem a troca de energia entre moléculas geralmente próximas.
Dão-se através do campo eletromagnético.
As interações moleculares são genericamente denominadas forças de Van Der Waals, em homenagem ao físico holandês Johanes Van Der Waals que, em 1873, propôs a existência dessas forças. Essas forças existem em substâncias formadas por moléculas polares e apolares, sendo que, nas apolares, foi descoberta a existência apenas em 1930 por Fritz London.
Também conhecida como Força de Van der Waals, a força intermolecular recebeu esta Denominação em homenagem ao físico que a propôs: Johanes Van der Waals (1837-1923).
As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias. Os compostos moleculares se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Essa ocorrência é explicada pela diferença na interação entre as moléculas, ou seja, em cada estado físico elas se organizam de uma determinada forma. Mas em relação à mudança de estado físico, como as forças intermoleculares influem nesse processo?
A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas. As forças intermoleculares são