Atividade auto desenvolvimento. rsma 03
O objetivo deste estudo é observar no contexto de uma organização atuante no mercado brasileiro, as práticas voltadas a responsabilidade social, econômica e ambiental, identificando quais os impactos destas ações no ambiente onde ela esta inserida e qual a importância.
Escolhi assim como base de nossa pesquisa a Amanco do Brasil que tem se preocupado em criar um modelo de gestão que diminua os impactos causados no meio ambiente e na sociedade por seus produtos, serviços e processos de produção. Segundo a entidade são feitos constantes investimentos em estudos para substituição de insumos para produção dos produtos, trocando matérias primas e insumos que agridem ao meio ambiente e saúde humana por outros menos nocivos.
A empresa ainda tem um programa educativo entre seus colaboradores que ensina e acompanha no cotidiano da empresa a coleta seletiva e o gerenciamento de resíduos, que abrange a importância do descarte correto dos insumos em coletores específicos para cada material.
Nas ações adotadas pela Amanco de substituição de insumos de produção agressivos ao meio ambiente e a saúde humana por outros menos nocivos, os benefícios podem ser observados na responsabilidade por desenvolvimento sustentável, onde a empresa procura através de estudos, encontrar matérias primas que reduzam o impacto ao meio ambiente, utilizando materiais recicláveis e outros que não são descartados na natureza ou retirados dela. Também podemos observar uma preocupação com a qualidade da saúde dos colaboradores, consumidores e sociedade ao redor da indústria, utilizado materiais que não sejam nocivos a saúde.
Já os benefícios observados na coleta seletiva e no gerenciamento de resíduos podem ir além das barreiras da organização, onde os colaboradores conhecendo a importância da separação dos materiais podem aplicar em seu cotidiano as práticas desenvolvidas em seu ambiente de trabalho, diminuindo ainda mais o impacto ao meio ambiente. Com todas