atividade AP II lingua portuguesa
Questão 1O tema tratado no editorial é sobre a demora judicial em nosso pais, que realmente é fato verídico, o autor não deixou de relatar sua indignação perante o assunto. Quando o autor diz “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no judiciário”. Ele quis ressaltar a ideia de que o poder judiciário consegue complicar ainda mais com sua demora e lentidão os julgamentos, ainda mais quando se trata de um julgamento decisivo e esperado como o do mensalão, a demora é ainda maior. Quando o autor diz “... Ainda mais em um julgamento momentoso como o do mensalão chegam ao apogeu.” Ele ressaltou claramente sua indignação pela demora. Em minha opinião o autor esta correto, é impressionante a demora dos julgamentos em nosso pais, e a forma demorada de como eles tratam essa questão, deixando o povo brasileiro revoltado.
” Seria incalculável o beneficio, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina etorica,mais objetiva direta e sucinta.” È isso que o povo brasileiro quer, uma forma rápida porem eficaz para resolver os problemas judiciários. No texto diz assim
“... Mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.” Nós brasileiros não queremos discursos avolumados e bonitos, queremos respostas rápidas e objetivas.
Questão 2 Para entender esse trecho, foi preciso ter o conhecimento linguístico, para compreender que Abraham Lincoln apresentou o discurso de Gettysburg com a arte de se pronunciar, ou seja, um resumo perfeito. Mas também foi preciso ter o conhecimento textual, sem ele seria impossível compreender algumas frases como, por exemplo, “A maior peça oratória de todos os tempos.”Foi preciso ter o conhecimento textual para esse trecho, pois existem palavras diferenciadas que não usamos em nosso cotidiano. Sem os meus conhecimentos textuais, seria impossível entender e compreender esse trecho.