granulometria
O ensaio de granulometria tem o intuito de determinar a percentagem em peso de material retido em cada seção especifica de peneira. Possibilitando a caracterização, através de uma amostra, do material. Essa caracterização possibilita que saiba-se a sua dimensão predominante para que assim se possa definir o seu uso na construção civil, ou para outros fins.
A norma utilizada para o ensaio foi a NM 248 – Determinação da composição granulométrica. A partir dos resultados pode-se caracterizar a percentagem média retida acumulada em cada peneira, a dimensão máxima característica e o módulo de finura.
Aparelhagem
- Balança
- Peneiras
- Bandejas
- Escovas e Pinceis
- Serie de peneiras (75, 50, 37.5, 25, 19, 9.5, 6; 4.75, 2.36, 1.18, 0.6, 0.3, 0.15mm)
- Fundo avulso de peneiras.
Procedimento
O ensaio é dividido em duas partes, a primeira para agregados graúdo (75mm – 6mm) , a segunda para agregados miúdos (4.75mm – 0.15mm).
Para agregado Graúdo
Foi coletada uma amostra de brita calcaria, e depois separada 2 kg dessa amostra. Como o clima estava muito seco, não foi constatado a necessidade de secar a amostra na estufa, antes do ensaio.
Após a pesagem, colocou-se em ordem a série de peneiras como indica a norma: 75, 50, 37.5, 25, 19, 9.5, 6 mm, e o fundo. Então, colocou-se a amostra pesada na primeira da série de peneiras e como não havia disponibilidade do agitador (equipamento, indicado pela norma NM 248), foi agitada a série de peneiras com as mãos por 5 minutos.
Depois de agitada, pesou-se a amostra retida em cada peneira, estudando sua distribuição para cada seção.
Os resultados serão mostrados na sequência.
Para agregado Miúdo
Foi coletada uma amostra de areia, e depois separada 1 kg dessa amostra. Como o clima estava muito seco, não foi constatado a necessidade de secar a amostra na estufa, antes do ensaio.
Após a pesagem, colocou-se em ordem a série de peneiras como indica a norma: 4.75, 2.36, 1.18, 0.6, 0.3, 0.15mm, e o