Atividade Antropologia
Curso de Psicologia – 2° Período
Professor: Mário Medeiros
Disciplina: Antropologia Cultural
Aluna: Larissa Aniely Leonilo Bezerra
O crescimento da cultura e a evolução da mente:
Exercício
1. Pode-se deduzir a partir do texto que o conceito de mente é problemático. Apresente pelo menos dois argumentos em defesa dessa afirmação.
Um dos argumentos foi a tendência de alguns utilizar a "mente" como um conceito cauteloso, que se propunha mais apontar os defeitos na compreensão do que corrigi-los, que se sugeria mais enfatizar os limites da ciência positiva do que ampliá-los, tendo como função principal a de dar uma expressão vagamente definida, porém intuitivamente válida. Outro argumento seria que a utilização da palavra “mente” nunca foi de fato tida como apreciação científica, antes era mais tida como uma força da retórica, atuando como transmissor de um medo.
2. O autor apresenta duas perspectivas sobre a questão da evolução da mente que ele declara inadequadas.
a) Quais são essas perspectivas;
Uma é a de que a tese dos processos do pensamento humano chamados por Freud como primários são por genética, anteriores aqueles ditos por ele como secundários. E a outra foi que o crescimento da cultura não tem nenhuma base para a evolução mental.
b) Porque o autor as considera inadequadas.
Com tal pressuposto, os grupos de pessoas que se ressentiam da falta de recursos cultuais da ciência moderna, os quais, em algum contexto eram empregados no ocidente com tão bons resultados no raciocínio direto, são considerados ipso – facto, como carentes da própria capacidade de intelecção a qual se aplica esses recursos. Dessa forma, segundo o autor não se deve afirmar que tal povo que não possui inteligência, ou déficit em qualquer outra área não tem cultura. Pois a mesma pertencente a todos, sendo ela mais ou menos evoluída.
3. Ilustre com um exemplo a definição do conceito de mente que aparece na pg. 60 do texto.
A capacidade de sermos