Atividade 8 modulo Educação para a Saúde no Trabalho
Curso Técnico em Segurança no Trabalho
Instituição Senac
Módulo Saúde e Segurnaça no Trabalho
Tutora Jaqueline Silveira de Souza
Riscos no Trabalho do Soldador
Existem muitos fatores de riscos de saúde no processo de soldagem. Geralmente tais fatores podem ser classificados em 2 categorias: fator físico e fator químico. O fator físico inclui os raios ultravioletas, raios infravermelhos e etc. gerados pelo raio do arco sob alta temperatura.
O segundo fator é composto por várias composições de sólidos aéreo da solda, incluindo vários metais, tais como, ferro, manganês, alumínio, cromo, chumbo, níquel, elementos radioativos e etc., que estão no estado sólido; e óxido de manganês, fluoreto de hidrogênio, óxido de nitrogênio e outros, que estão no estado gasoso. Além do mais, existem outros fatores sutis que não são fáceis de identificar, tais como alta temperatura, vibração e ruídos.
O sólido aéreo de solda cuja atividade biológica é evidentemente mais alta que as outras partículas possui uma dispersibilidade extremamente alta. As composições de sólido aéreo de solda variam de acordo com eletrodos e diferentes métodos de soldagem, como resultado, a atividade biológica é diferente também; além do mais, a atividade biológica está relacionada com a propriedade dissolvente e a “frescura” da fumaça de solda.
Ao que os Soldadores estão expostos:
1) Fumos Metálicos
2) Gases e vapores
3) Radiações
4) Riscos químicos
5) Riscos Físicos
6) Doenças ocupacionais
Doenças Ocupacionais:
Oftalmia Elétrica
Algumas pessoas passaram a ter dor aguda, dacryrrhea e não conseguem abrir seus olhos a noite, devido à exposição a solda elétrica durante o dia. Isso é diagnosticado como oftalmia elétrica.
Efeitos sobres os órgãos internos Solda elétrica causa certo grau de danos em fígado e baço de soldadores de forma que os danos aumentam cada vez mais conforme os anos de serviço. Além disso, o risco de tumor