Atividade 7
Questão 1 – Platão trata a ética de forma mais abstrata, relacionando ela a ideia do bem em um sentido genérico e distante da experiência humana. Em contrapartida Aristóteles possui um caráter mais sistemático e analítico em suas discussões sobre ética, relacionando-a a experiência humana e dividindo essa experiência em três grandes áreas: saber teórico, saber prático e saber criativo, pertencendo a ética ao âmbito do saber prático. Aristóteles examina a natureza humana e suas características definidoras do ponto de vista ético: as virtudes.
Questão 2 – Para Aristóteles a felicidade é o objetivo visado por todo o ser humano, a felicidade pode ser entendida também como bem estar ou bem estar em relação a algo que se realiza, estando assim relacionada a realização humana e ao sucesso em suas pretensões. Essa realização só é possível quando aquilo que se faz é bem feito, dependendo de uma virtude ou qualidade de caráter - ética. Dessa forma o conceito de felicidade é central à ética aristotélica, aonde a ética ajuda o homem a buscar a felicidade não se tornando mesquinho e ganancioso, ponderando assim os bens materiais e a riqueza espiritual sem excesso ou faltas. .
Questão 3 – Para Aristóteles a virtude resulta do hábito, ela é conseguida com a prática e o exercício. Segundo o filósofo virtude é atingida ao se identificar o meio termo de uma determinada situação, sendo exatamente esse o grande desafio visto que como seres humanos tendemos aos extremos com o objetivo de satisfazer nossos próprios prazeres. Assim sendo encontrar esse meio termo depende de prática, do hábito, podemos assim aprender a ter atitudes mais virtuosas e éticas. Platão não concordaria com essa proposição visto que para ele a virtude e a ética são inatas, não podendo ser ensinadas.
Questão 4 – A doutrina do meio-termo é um dos princípios fundamentais da doutrina ética de Aristóteles. Ele define que para se haver uma ação correta do pondo de vista ético