Atividade 11
Questão 1 – Por que a filosofia do Renascimento recebeu a denominação de "humanismo"?
O humanismo Renascentista buscou seu tema nos textos do filósofo grego Protágoras (sofista), como explicitado em seu fragmento “O homem é a medida de todas as coisas”. Essa passagem marca a ruptura com o período medieval e sua forma hierárquica de ver o mundo e sua arte voltada para os elementos sagrados e toda a filosofia voltada a elementos teológicos e à problemática religiosa. No período renascentista, humanista, as artes se voltam para temas pagãos, tendo o homem como seu principal ator e a filosofia passa-se a se interessar pelo homem em si mesmo.
Questão 2 – Quais as novidades trazidas pela Revolução Científica Moderna?
A obra de Nicolau Copérnico sobre a revolução dos corpos celestes é considerada o ponto de partida da revolução científica moderna, ao defender matematicamente a posição do sol como o centro do cosmos aonde a terra passa a ser apenas mais um astro girando ao redor dele. Ao provar que a terra deixa de ser o centro do universo Copérnico causa uma das rupturas mais marcantes do início da modernidade rompendo com uma teoria já estabelecida a mais de vinte séculos. Ao tirara a terra do centro do universo e trazer as ciências da natureza para um primeiro plano, a ciência moderna se afasta tanto do modelo teocêntrico medieval quanto do humanisto renascentista, sendo condenada tanto por católicos quanto por protestantes. Na ciência moderna o homem deixa de ser o microcosmos que reflete em si mesmo a grandeza e a harmonia do macrocosmo, sendo assim dissociada a natureza do universo da natureza humana. O homem deixa então de ser o centro das procupações éticas, estéticas e políticas.
Questão 3 – Diferencie o conceito antigo do conceito moderno de ciência. O que diferencia a ciência moderna da ciência antiga e medieval? A ciência moderna valoriza a matemática e a pesquisa experimental para a investigação da natureza,