ATIVIDADE FINAL MODULO 11
Aluno: Francisco das Chagas Cabral de Souza Junior
“ATIVIDADE FINAL DO MODULO 11”
Converse com profissionais ou amigos que participaram da gestão pública e pesquise em fontes secundárias informações sobre o seu município que lhe permitam responder:
1. Atualmente, como estão os processos de ação intersetorial e espaços de participação no âmbito de seu território de atuação? Quais programas e estratégias de enfrentamento das desigualdades sociais e de saúde estão em desenvolvimento? A articulação intersetorial na gestão para a promoção da saúde define-se como um método inovador de gestão pública, onde se desenvolve a articulação entre os diversos setores responsáveis pela avaliação, monitoramento e atuação direta sobre os determinantes sociais da saúde de determinado território.
Tal articulação visa traçar um diagnóstico participativo das necessidades e potencialidades locais, utilizando os dados sistemas de informação disponíveis, concretizando a democratização da informação, produzindo novos conhecimentos sobre a realidade local, e possibilitar a discussão, pactuação de prioridades e elaboração de planos de ação integrados, mediante a corresponsabilização dos setores da administração e da sociedade, com convergência de recursos destinados a execução, monitoramento e avaliação contínua das ações e de sua sustentabilidade.
As várias experiências inovadoras de gestão municipal participativa e intersetorial desenvolvidas no início da década de 1990 no Brasil contribuíram significativamente para a formulação de políticas públicas que visam o enfrentamento das iniqüidades sociais, na perspectiva da promoção da saúde. Diante destas experiências verificamos a viabilidade do desenvolvimento da gestão participativa e intersetorial, com tudo salientamos que depende do compromisso dos atores envolvidos por tratar-se de método eficiente, porém que exige trabalho árduo para o alcance de seu objetivo.
Para proceder à análise da gestão