Atividade 4
“Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual; de tal modo que o pensamento daqueles a quem é recusado os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas sob a forma de idéias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as idéias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as idéias do seu domínio”. (Marx, A Ideologia alemã. 1996).
Para o pensador Karl Marx, a Ideologia é parte fundamental do sistema capitalista e da manutenção do estado atual das coisas. Dessa forma, podemos dizer que para ele Ideologia é:
Resposta
Resposta Selecionada:
Uma falsa consciência pois reproduz um conjunto de idéias que atende aos interesses da classe dominante.
Resposta Correta:
Uma falsa consciência pois reproduz um conjunto de idéias que atende aos interesses da classe dominante.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: Uma falsa consciência pois reproduz um conjunto de idéias que atende aos interesses da classe dominante.
Para Marx, o Estado burguês como uma ditadura exercida por uma classe social (burguesia capitalista) sobre as demais. Neste Estado burguês, as construções intelectuais e ideológicas servem para encobrir a dominação de uma classe sobre outra.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos O conceito que Adorno e Horkheimer utilizavam para pensar a sociedade consumista foi:
Resposta
Resposta Selecionada: Indústria cultural.
Resposta Correta: Indústria cultural.