Atividade 3
Marciley aparecida Lambert Nkolaus- Turma Arara Azul
Tutora Drieli Camila Giangarelli “A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática”. Libâneo (1998, p.39) O conselho de escola é a instância privilegiada para que a escola cumpra sua função na formação das pessoas, cada membro do conselho é coresponsável pelo respeito e valorização do saber do estudante, do patrimônio cultural da comunidade e ao mesmo tempo pela construção coletiva, solidária desse respeito e dessa valorização. Ao participar da construção do Projeto Político Pedagógico os membros do Conselho devem observar se o documento valoriza a cultura regional e o saber trazido pelos estudantes. É preciso lembrar, também, que todo ser humano está inacabado, a escola deve ter humildade para reconhecer isso.
Como facilitadora da aprendizagem, a escola deve se comportar como um profissional sem certezas, despertando no outro o respeito mutuo e a solidariedade. É Fundamental que a escola respeite o saber que cada um carrega ao longo de sua vida, em contrapartida a comunidade deve colaborar efetivamente com seu saber e sua cultura no processo de formação. Vale lembrar que o outro difere da gente e a escolha de educar deve assimilar a aprendizagem da diferença.
Segundo o Caderno 3- (2004, p.37) a escola deve mediar o encontro dos saberes diferentes: o saber erudito, científico com o saber do estudante e de sua comunidade. Assim, o conhecimento começa na comunidade, e a escola deve privilegiar esse saber, do que a criança já sabe para o que ela precisa saber .Na unidade de ensino onde atuo como diretora há 6 anos, frequentemente promovemos encontros desse tipo, este ano um instrumentista esteve na escola para mostrar aos